rfi

Ouvindo
  • RFI Brasil
  • Último jornal
  • RFI em francês
  • Giuseppe Conte é nomeado chefe de governo italiano

Saúde Alemanha Espanha Tóxico Remédio cirurgia

Publicado em • Modificado em

Treze espanhóis ficam cegos depois de utilizar produto cirúrgico fabricado na Alemanha

media
Casos surgiram em junho, mas só foram confirmados neste sábado (31) pelas autoridades sanitárias espanholas. Getty Images Europe/Chris Jackson/Employé

Treze espanhóis ficaram cegos de um olho e outros 28 foram afetados pelo uso de um produto cirúrgico para retina produzido na Alemanha. O anúncio foi feito neste sábado (31) pelas autoridades sanitárias espanholas.


A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS) "registrou, até o momento, 41 casos em 11 centros médicos espanhóis" causados pelo produto "Ala Octa", fabricado pela empresa alemã Asa Medics. Ele foi retirado do mercado na Espanha no dia 26 de junho. Na França, a venda foi suspensa no dia 23 de setembro.

"Até agora, foram confirmados 13 casos de amaurose (cegueira)" do olho operado, segundo o comunicado e uma fonte do ministério da Saúde espanhol. Esse produto também provocou casos de "atrofia do nervo óptico, diminuição da acuidade visual, inflamação e vasculite", de acordo com o comunicado. A maioria dos pacientes afetados são do País Basco.

Atraso nas investigações

A AEMPS está conduzindo uma investigação clínica, analítica e técnica, segundo a nota oficial, acrescentando que o fabricante do produto e o distribuidor colaboram com a agência.

"As amostras foram enviadas para um instituto de pesquisa em oftalmologia para análises químicas e toxicológicas", afirma a autoridade competente.

O jornal El Pais questionou neste sábado o "atraso" das empresas e médicos para transmitir as suas suspeitas sobre esse produto alemão. O jornal cita o caso de Mikel González, de 44 anos, morador de Rentería, País Basco, que ficou cego do olho esquerdo depois de ter sido operado em 2 de junho.

No dia seguinte após a operação, o paciente já não enxergava, o que intrigou os médicos. Em julho, o oftalmologista disse que "um dos produtos tinha sido tóxico e atrofiado o nervo óptico", relata González.

Além dos casos detectados na Espanha, um caso suspeito de cegueira provocada pelo mesmo medicamento está sendo investigado na Itália.

(Com informações da agência AFP)